Em outubro deste ano, o Instituto Santista de Hemodinâmica (ISH) organizou o INTERVSANTOS – I Simpósio de Cardiologia Intervencionista para Clínicos, que trouxe à Baixada Santista renomados médicos especialistas para abordar os novos horizontes da cardiologista intervencionista e abrir discussão com os profissionais competentes da região. Realizado no Hotel Mercure de Santos (SP), o evento contou com a presença de 72 participantes.

Médicos especialistas do corpo clínico do ISH abordaram temas recentes e de relevância científica na área da cardiologia intervencionista, como “Angioplastia funcional guiada por FFR”, aula ministrada pelo Dr. Luiz Cláudio Mendes Carvalho; “Estenose Aórtica – indicações de implante percutâneo de válvula aórtica”, pelo Dr. Jairon N. Alencar; e “Cardiopatias congênitas: quando indicar o tratamento percutâneo?,” com o Dr. Pedro Abujamra.

O evento teve a participação de palestrantes convidados, entre eles Dr. Expedito Ribeiro, cardiologista intervencionista do InCor e chefe do serviço de Cardiologia Intervencionista dos Hospitais Totalcor, que apresentou o tema “Tratamento percutâneo nos pacientes multiarteriais: onde estamos e onde podemos chegar?”; Dr. Carlos Gun, chefe das Unidades de Terapia Intensiva do Instituto Dante Pazzanese, com a aula sobre “Antiagregação plaquetária nos pacientes submetidos a implante de stents: como fazer e por quanto tempo?”; e Dr. Marcelo Cantarelli, coordenador dos Serviços de Hemodinâmica da Angiocardio, Hospitais Bandeirantes e São Luiz, que ministrou a palestra sobre “Angioplastia Primária: da sala de emergência ao laboratório de hemodinâmica”.