O que é?
A angiografia cerebral tem o objetivo de diagnosticar doenças neurovasculares primárias (aneurismas, malformações arteriovenosas, doenças ateroscleróticas das artérias carótidas, acidentes vasculares encefálicos), é importante no planejamento de procedimentos neurovasculares e além do seguimento no pós-tratamento de intervenções neurovasculares. A angiografia cerebral ainda é hoje considerada o padrão ouro para o estudo dos vasos cerebrais.

O que acontece antes do exame?
O paciente será acompanhado pelo corpo de enfermagem, que irá questionar sobre os antecedentes de doenças, medicações de uso regular e alergias. Pessoas com diabetes, insuficiência renal e alergias deverão ter maior atenção.

Como é realizado o exame?
É realizado com anestesia local na região inguinal (virilha) seguido de punção da artéria femoral e introdução de cateteres para avaliação da circulação intracraniana e visualização dos vasos assegurados em decorrência do uso de contraste não iônico e radiação ionizante (Raio-X).

Quem realiza o exame?
Médico neurologista com treinamento específico em Hemodinâmica e Neurorradiologia Intervencionista.

Quando a Angiografia Cerebral é indicada?

Em casos de doenças como: malformações arteriovenosas, aneurismas, estenoses arteriais, oclusões arteriais/venosas, controle pós-tratamento (ex.: embolização de aneurisma) e também mapeamento pré-cirúrgico (revascularização arterial).

Onde é realizado?
No Laboratório de Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista do Instituto Santista de Hemodinâmica (ISH).

Qual é a duração do exame?
A duração média do exame é de 30 a 40 minutos. Porém, em alguns casos, o procedimento poderá durar mais tempo, em virtude da dificuldade técnica do exame (ex.: variações anatômicas, etc). Após seu término, o paciente deverá ficar observação em nosso repouso pelo período de 04 horas. Evite fazer esforços físicos, carregar peso e não dirija por 03 dias após o exame.