O que é?
É um exame minimamente invasivo, que permite obter informações detalhadas da atividade elétrica do coração e localizar a origem das arritmias.

O que acontece antes do exame?
O paciente será acompanhado pelo corpo de enfermagem, que irá questionar sobre os antecedentes de doenças, medicações de uso regular e alergias.

Como é realizado?
É realizado por técnica de cateterismo, com anestesia local (podendo ser optado por sedação conforme o caso) e punção da artéria, onde um cateter fino e longo é introduzido dentro do vaso sanguíneo até o local a ser visualizado, e emite estímulos elétricos em intervalos de tempo programados. Através desta estimulação é possível simular condições nas quais o paciente se encontra exposto diariamente, como extra-sístoles atriais e ventriculares e ver como o coração reage a esta estimulação.

Quem o realiza?
Médico cardiologista com treinamento específico em Hemodinâmica.

Quando o Estudo Eletrofisiológico é indicado?
Em casos de registro prévio ou forte indício de arritmia.

Onde é realizado?
No Laboratório de Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista do Instituto Santista de Hemodinâmica (ISH).

Qual é a duração do exame?
A duração média do exame é de 1 hora. Porém, em alguns casos, o procedimento poderá durar mais tempo, em virtude da dificuldade técnica do exame (ex.: variações anatômicas, etc). Após seu término, o paciente deverá ficar observação em nosso repouso pelo período de 04 horas. Evitará fazer esforços físicos, carregar peso e dirigir por 03 dias após o exame.