O que é?
O Forame Oval Patente é uma estrutura embrionária presente no presente no septo interatrial (SIA), e basicamente é uma abertura de uma pequena porção laminar do SAI comunicando ambos os átrios, fundamental para o desenvolvimento fetal. Fecha-se espontaneamente após o nascimento em 90% das pessoas. Naquelas em que persiste, pode servir como pertuito com fluxo sanguíneo inverso do átrio direito (com sangue venoso) para o átrio esquerdo (sangue atrial).

O que acontece antes do procedimento?
O paciente será acompanhado pelo corpo de enfermagem, que irá questionar sobre os antecedentes de doenças, medicações de uso regular e alergias. Pessoas com diabetes, insuficiência renal e alergias deverão ter maior atenção.

Como é realizado?
Por técnicas de cateterismo cardíaco, através de uma leve punção na região da virilha, um oclusor especialmente desenvolvido para este tratamento é colocado no coração. Com auxílio de aparelhos de radiografia e ecocardiografia a prótese e posicionada dentro do coração com a finalidade de fechar o defeito.

Quem o realiza?
Médico cardiologista com treinamento específico em Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista.

Quando o FOP é indicada?
O principal motivo de indicação para o fechamento do Forame Oval Patente é o Acidente Vascular Cerebral (AVC) tendo como causa a obstrução de artérias cerebrais por conta de coágulo do lado direito do coração, e que tenha passado para o lado esquerdo através do FOP. Outra possível indicação poderia ser em pessoas com profissões “de risco” para embolias, como pilotos de avião e mergulhadores.

Onde é realizado?
No Laboratório de Hemodinâmica e Radiologia Intervencionista do Instituto Santista de Hemodinâmica (ISH).

Qual é a duração do exame?
A duração média do exame é 2 horas. Porém, em alguns casos, o procedimento poderá durar mais tempo, em virtude da dificuldade técnica do exame (ex.: variações anatômicas, etc). Após seu término, o paciente deverá ficar um dia na UTI e um dia no quarto, e na maioria das vezes recebe alta em seguida. Pede-se que evite fazer esforços físicos, carregar peso e dirigir por 07 dias após o exame.